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dc.contributor.authorAraújo Neto, Luiz Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2018-02-05T13:11:28Z-
dc.date.available2018-02-05T13:11:28Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.other372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15139-
dc.descriptionARAÚJO NETO, L. C. de. Repensando as práticas de ensino da geografia: uma análise da percepção de alunos do 6° ano. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractOs primeiros anos da vida escolar é um momento crucial para a formação do educando, uma vez que é neste período que as crianças iniciam atividades voltadas essencialmente para sua formação enquanto cidadãos críticos. A Geografia enquanto disciplina escolar é indispensável nessa fase, sendo responsável pela leitura do mundo, da vida e do espaço vivido. De modo que se faz indispensável fazer uma reflexão sobre a importância de se aprender geografia, e principalmente, discutir quais são os desafios enfrentados por essa Ciência para se inserir no universo escolar. O presente estudo teve como objetivo geral avaliar a percepção dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Campina Grande-PB, acerca do ensino de Geografia, buscando o entendimento de suas ideias, opiniões, valores e crenças, sobre o exercício dessa disciplina. Bem como analisar quais as principais dificuldades elencadas por eles para aprender esta Ciência; compreender quais seriam as propostas de intervenção que poderiam mudar este quadro, segundo a visão dos mesmos; qual o papel do docente na boa inserção desta Ciência, bem como discutir qual a importância do uso de recursos didáticos no ensino da Geografia. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados, um questionário de onze perguntas abertas e fechadas de múltipla escolha. A amostra utilizada foi constituída por trinta alunos. Para a interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2009), este método permite a interpretação aprofundada do sentido das palavras, através da análise do discurso. Assim, foram criados gráficos onde foi possível analisar as semelhanças, divergências, e peculiaridades nos discursos dos discentes. Concluiu-se através da interpretação dos dados que as principais dificuldades detectadas para o ensino da Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental são: a má formação dos professores; a desconexão entre os assuntos estudados e a realidade do aluno; a utilização inadequada ou ausência de utilização de recursos didáticos; bem como a descontextualização dos conteúdos trabalhados, dentre outras questões.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Joana D’ Arc Araújo Ferreira.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleRepensando as práticas de ensino da geografia: uma análise da percepção de alunos do 6° anopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

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