Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Jéssika Míirlla Farias de-
dc.date.accessioned2018-02-08T15:33:32Z-
dc.date.available2018-02-08T15:33:32Z-
dc.date.issued2017-08-08-
dc.identifier.otherCDD 371.956-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15271-
dc.descriptionSOUSA, J. M. F. de. Estratégias utilizadas nas aulas de geografia em turmas de nível médio a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute a necessidade de incorporar ao processo de ensino e aprendizagem a utilização de diversas estratégias metodológicas, na construção de uma prática pedagógica em Geografia preocupada em consolidar a relevância dessa disciplina como conhecimento que está além dos muros da escola, adentrando no cotidiano dos alunos, tornando-os sujeitos da produção de múltiplos espaços. Esta experiência foi realizada pelos bolsistas do PIBID junto aos alunos do Ensino Médio em duas escolas localizadas na cidade de Campina Grande – PB, Escola Estadual Assis Chateaubriand e Escola Estadual Severino Cabral. Objetivou trabalhar, através de projetos de intervenção, três temáticas acerca dos conteúdos geográficos: a Globalização, analisando os atrativos do capitalismo em diferentes espaços, assim, como os problemas ambientais decorrentes do consumismo humano; Outra temática foi a sustentabilidade, identificando no espaço de vivência aspectos de uma cidade sustentável, assim, compreendendo práticas sustentáveis que possibilitem a melhoria da qualidade de vida de uma sociedade; também buscou discutir a importância da energia para vida humana, assim, como analisar os diferentes tipos de energias renováveis e não renováveis. Os procedimentos utilizados no desenvolvimento dos projetos foram, além das aulas expositivas e dialogadas, a construção de vídeo reportagens acerca da Globalizando, analisando os diferentes espaços, como o Partage Shopping e a feira central. Também foi construída uma cidade sustentável, a partir da utilização do jogo digital “Simcity”, bem como de três maquetes sustentáveis, materializando uma cidade sustentável, uma escola sustentável e uma casa sustentável, buscando refletir a partir das categorias geográficas lugar e paisagem a necessidade de planejamento de uma cidade sustentável. E, por fim, houve a utilização de kits de robótica para demonstrar em sala de aula a importância das energias renováveis, valorizando a conscientização do aluno para a conservação ambiental. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a intensa participação dos alunos, a modificação dos estereótipos construídos acerca da Geografia, assim como a formação de alunos mais críticos e construtores do próprio conhecimento, refletindo a Geografia não apenas como uma disciplina escolar, mas como prática de vida.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Josandra Araújo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.titleEstratégias utilizadas nas aulas de geografia em turmas de nível médio a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssika Míirlla Farias de Sousa.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.