Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15278
Título: Contribuições do estágio supervisionado em geografia na perspectiva da inclusão digital: relato de experiência a partir do uso de tablets
Autor(es): Brito, Érica Vidal de
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino e aprendizagem em geografia
Formação inicial
Data do documento: 19-Dez-2017
Resumo: O presente artigo tem como objetivo, promover um debate sobre as ações desenvolvidas na perspectiva da inclusão digital no ensino de Geografia, possibilitando relacionar as práticas exercidas no cotidiano escolar às contribuições do Estágio para a formação do futuro professor de Geografia, por meio do relato das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Geografia IV, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo, localizado no município de Caturité-PB, o mesmo, foi desenvolvido na turma de 2° ano “B” do ensino médio, onde o principal recurso didático para o desenvolvimento das aulas foi o tablete. O método utilizado foi o fenomenológico, analisando a forma como os alunos se relacionam culturalmente, socialmente e sobretudo, como eles vivenciam o “espaço virtual” de forma particular, buscando compreender as diferentes formas de apropriação deste espaço vivido. Os resultados alcançados se mostraram satisfatórios, visto que o recurso utilizado foi eficaz no trabalho com os conteúdos da série, bem como, contribuiu no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o dinâmico, compreensível e eficiente, uma vez que o tablete é um instrumento rico em informações para ampliação do conhecimento. Neste sentido, avalia-se que o desenvolvimento do Estágio constitui um diferencial na vida dos futuros profissionais, haja vista ter significados e interpretações que vão além da teoria, contribuindo com a melhoria da qualidade do ensino nas escolas, além de reconfigurar as práticas educacionais e comunicativas, de acordo com o novo cenário sociotécnico atual.
Descrição: BRITO, É. V. de. Contribuições do estágio supervisionado em geografia na perspectiva da inclusão digital: relato de experiência a partir do uso de tablets. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15278
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érica Vidal de Brito.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.