Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15298
Título: La diversidad familiar en la educación infantil
Autor(es): Silva, Maria Ozana de Freitas Batista da
Palavras-chave: Diversidade familiar
Educação infantil
Formação de professores
Literatura infantil
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: As mudanças sociais que ocorreram nos últimos anos no Brasil afetaram significativamente na formação da família atual e, mais especificamente, na existência da diversidade de estruturas familiares. Essas mudanças mostra-nos os desafios que temos que lidar com as diferentes realidades e multiplicidade de amores. Estas configurações estão formadas por novos casamentos, paternidade homo afetiva e paternidade e maternidade sócio afetiva que coexistem com o modelo tradicional da família. Esta temática esta constituída em um instrumento de reflexão para os professores do ensino infantil, pois a reflexão é o ponto de partida para transformações conceituais e práticas na escola a fim de garantir o respeito mútuo. O objetivo desta investigação é conscientizar aos professores de ensino infantil a ensinar as crianças sobre a diversidade familiar e que é nosso dever aprender a respeitar suas diferenças, sem preconceitos, nem juízos. Para isto, selecionamos alguns livros infantis didáticos com ênfase para Dos padres y tres com Tango, o primeiro livro infantil do psiquiatra Justin Richardson e do dramaturgo Peter Parnell que nos conta uma história verdadeira de amor de uma família de pinguins. O suporte teórico está baseado em Lucía Aguado Iribarren (Escuela inclusiva y diversidade de modelos familiares) e em Francisca López (Educación infantil y diversidade familiar). O livro está associado ao universo LGBT e serve de combate a crença de que não existe homo afetividade no reino animal.
Descrição: SILVA, M. O. de. F. B. da. La diversidad familiar en la educación infantil. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15298
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mª OZANA DE FREITAS BATISTA DA SILVA.pdf454.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.