Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15340
Título: Fiando renda, tecendo história e fazendo memória: a arte do labirinto na memória e identidade cultural das labirinteiras da comunidade de Chã dos Pereiras- PB
Autor(es): Araújo, Marcílio de Souza Santos
Palavras-chave: História cultural
História das mulheres
Artesanato
Labirinto
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: A arte do labirinto faz parte da história da Comunidade rural Chã dos Pereiras, no município de Ingá-PB. Nesta localidade, o trabalho das mulheres tem se destacado neste tipo de artesanato, tanto na sustentabilidade econômica da família, como na ressignificação do fazer feminino nesta territorialidade, dando importância as práticas que elas desenvolvem e notabilizando sua arte no cenário local e regional. Neste artigo, discutimos sobre a trajetória de vida das mulheres da comunidade, através de seu trabalho com o labirinto. O objetivo geral é analisar a arte do labirinto na Comunidade de Chã dos Pereiras-PB, por meio de suas narrativas de história de vida e trabalho, na perspectiva da memória. Nosso estudo está situado dentro do campo da pesquisa em História sobre mulheres, articulando a discussão entre trabalho e memória. Trabalhamos na perspectiva teórica de Pollak (1989), Pollak (1992), Sorrentino (1993), Pesavento (2005), Abrante (2012), Ferreira (2012), Cunha (2014). Compreendemos que o labirinto destaca o trabalho das mulheres, mas também, marca uma nova historicidade nas suas vidas contribuindo para suas afirmações no campo do trabalho e na história de vida.
Descrição: ARAÚJO, M. de S. S. Fiando renda, tecendo história e fazendo memória: a arte do labirinto na memória e identidade cultural das labirinteiras da comunidade de Chã dos Pereiras- PB. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15340
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcílio de Souza Santos Araújo.pdf688.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.