Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15347
Título: Produção e qualidade de frutos de quiabo em função de lâminas de irrigação, adubação organomineral e cobertura morta do solo
Autor(es): Lima, Jucelino de Sousa
Palavras-chave: Albelmoschusesculentus L.
Esterco bovino
Produtividade
Data do documento: 8-Fev-2018
Resumo: A horticultura é responsável por boa parte da produção familiar local, destacando o quiabeiro, que se insere entre as dez hortaliças mais consumidas em Catolé do Rocha, PB. Os produtores da mesorregião de Catolé do Rocha há quase 10 anos vêm convivendo com as baixas produtividades, em função, da baixa pluviosidade. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a produtividade e a caracterização físico-química em frutos de quiabeiro em função de duas laminas de irrigação, teor de matéria orgânica do solo na presença e ausência da cobertura morta do solo. O trabalho foi desenvolvido no município de Catolé do Rocha, PB, onde os tratamentos foram distribuídos em blocos ao acaso em esquema fatorial 2 x 2 x 5, referentes as lâminas de irrigação de 50 e 100% da evapotranspiração da cultura - ETc, o solo sem e com cobertura morta (como sub-parcela) com salsa brava, e cinco doses de esterco bovino, de modo a elevar o teor de matéria orgânica que o do solo possuía de 1,8 para 2,8; 3,8; 4,8 e 5,8% com quatro repetições, perfazendo 80 parcelas, sendo submetidos a uma mesma adubação mineral com NPK. Diante do exposto, avaliou-se a produção e qualidade dos frutos de quiabeiro, por meio das variáveis sólidos solúveis totais, vitamina C, Condutividade Elétrica, produção por parcela e número de frutos verdes por planta. As plantas irrigadas com 100% ETc proporcionaram maior eficiência na produção por parcela, numero de frutos verdes e melhorias nas características químicas em frutos de verdes do quiabeiro. O aumento do teor de matéria orgânica no solo proporcionou melhoria das características químicas em frutos de verdes do quiabeiro, como também no numero de frutos verdes e na produção por parcela.
Descrição: LIMA, J. S. Produção e qualidade de frutos de quiabo em função de lâminas de irrigação, adubação organomineral e cobertura morta do solo. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15347
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucelino de Sousa Lima.pdf5.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.