Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15349
Título: Crescimento de mudas de melão amarelo e cantaloupe sob doses de fertilizante de borra de café
Autor(es): Queiroga Júnior, Ubiratan Matias de
Palavras-chave: Cucumis melo L.
Borra de Café
Variedades de Melão
Data do documento: 8-Fev-2018
Resumo: Existe uma grande necessidade de trabalhos avaliando a borra de café na agricultura, pois os estudos são escassos e podem contribuir para a utilização desse material como insumo agrícola. Objetivou-se com esse trabalho avaliar a influência do fertilizante produzido com borra de café sob as variedades de melão amarelo e cantaloupe no município de Belém do Brejo do Cruz-PB (28’ 12” de latitude S, 37º 20' 32" de longitude W). O experimento foi conduzido em ambiente telado utilizando-se copos plásticos de cor preta, com capacidade de 300 ml e como substrato foi utilizado solo + esterco ovino, na proporção 1:1. O delineamento experimental foi em DIC – delineamento inteiramente casualizado, no arranjo fatorial 2 x 4 sendo a parcela constituída por duas variedades de melão (V1 = Melão Amarelo e V2 = Melão Cantaloupe), e as subparcelas ou tratamentos quatro doses de fertilizante de borra de café [(D1 = 0,0 ml/planta/vez), (D2 = 30,0 ml/planta/vez), (D3 = 60,0 ml/planta/vez) e (D4 = 90,0 ml/planta/vez)] com quatro repetições totalizando 32 parcelas/unidades experimentais. Em geral, níveis de acima 10 ml/planta de borra de café afetou negativamente o crescimento de mudas de melão variedade amarelo e cantaloupe. A altura máxima atingida pelas mudas de melão amarelo foi de 14,5 cm com a dose 63,46ml do fertilizante já para a variedade cantaloupe a altura máxima foi 11,35 cm na ausência do fertilizante produzido com borra de café.A variedade de melão amarelo sobressaiu à variedade cantaloupe para as variáveis altura de planta e número de folhas.
Descrição: QUEIROGA JÚNIOR, U. M. de. Crescimento de mudas de melão amarelo e cantaloupe sob doses de fertilizante de borra de café. 2017. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15349
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ubiratan Matias de Queiroga Júnior.pdf3.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.