Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15431
Título: Jerusalem Youth Chorus: a música como diálogo na pacificação do conflito israelense-palestino
Autor(es): Braga, Lívia
Palavras-chave: Conflito israelense-palestino
Jerusalem Youth Chorus
Música
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: O conflito israelense-palestino tem atravessado gerações de maneira a alterar a vida dos cidadãos na região de Jerusalém. Diversas são as tentativas de pacificação promovidas pelos dois povos, ações militares e político-diplomáticas buscam um entendimento mútuo e conclusivo para ambos os lados. Dada esta conjuntura, percebe-se que a música como ferramenta de diálogo tem conquistado espaço na Construção de Paz, dentro das Relações Internacionais. Posto isso, utilizando o Jerusalem Youth Chorus como estudo de caso, este artigo tem como finalidade analisar a música como ferramenta de diálogo no processo de Construção de Paz no conflito entre Israel e Palestina. Considerando uma localidade e tempo específicos, a abordagem teórica se dará a partir dos Estudos para a Paz e da Segurança Humana, na área de Segurança Internacional. Mediante coletas de dados a respeito do coro, de uma revisão bibliográfica e documental relacionada ao tema, a pesquisa busca responder como a música pode ser capaz de, transcender as fronteiras físicas e religiosas e aproximar judeus e palestinos; transformar opiniões preconcebidas a gerações entre estes dois povos; influenciar os participantes do coro a expressar suas crenças e valores culturais, assimilando que esta ação não é doutrinante por parte de um dos lados do conflito, e por fim, ao compartilhar suas realidades, é possível conjecturar que esta prática tenha se propagado e possa alcançar outros nessa região conflituosa.
Descrição: BRAGA, L. Jerusalem Youth Chorus: a música como diálogo na pacificação do conflito israelense-palestino. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15431
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lívia Braga.pdfLívia Braga8.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.