Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15437
Título: O eco das silenciadas: as mulheres Dalit e a permanência de paradigmas históricos
Autor(es): Dantas, Amanda Castro
Palavras-chave: Pós-colonialismo
Índia
Feminismo
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: As mulheres indianas possuem muito a contar, em especial as mulheres Dalit, que pertencem à casta mais baixa na Índia e que possuem um destino traçado desde o nascimento, de uma vida marginalizada em todas as esferas, seja sexual, educacional, de empregabilidade, familiar ou saúde. Sob uma ótica pós-colonialista, busca-se fazer uma análise crítica da violência, que se estende por séculos à própria cultura indiana e à identidade da mulher indiana. A abordagem pós-colonial do Feminismo é utilizada no presente artigo com a finalidade de buscar a superação de problemáticas que dizem a respeito ao gênero na Índia e explorar a correlação com o discurso da colonização ocidental. O estudo conta com autores como Said (1995; 2015) que ilustra os reflexos do contato ocidental colonizador, e Spivak (1988) com a obra Can the Subaltern Speak, que se debruça no feminismo pós-colonial e a visibilização do subalterno. Como resultado essa análise busca explorar os impactos epistemológicos entre colonizador e colonizado, observando as premissas que ecoam até os dias atuais na construção social da sociedade indiana feminina pós-colonização.
Descrição: DANTAS, A. C. O eco das silenciadas: as mulheres Dalit e a permanência de paradigmas históricos. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15437
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Castro Dantas.pdfAmanda Castro Dantas10.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.