Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15445
Título: Depressão entre idosos ativos e sedentários: Uma revisão integrativa
Autor(es): Lima, Bruna Rafaela de Vasconcelos
Palavras-chave: Idosos
Depressão
Atividade física
Exercício físico
Data do documento: 21-Dez-2016
Resumo: A depressão é um grave problema de saúde pública e quando acomete o idoso pode provocar sérios agravos em sua qualidade de vida. A prática de atividade física tem modificado a forma de prevenir e lidar com a depressão na pessoa idosa. Objetivo: Comparar através da revisão de artigos a presença sintomas de depressão entre os idosos que realizam alguma pratica de atividade física e idosos sedentários. Método: Realizou-se uma revisão integrativa. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), na Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram utilizados os cruzamentos dos descritores “idosos” “and” “depressão” “and” “atividade física” e “idosos” “and” “depressão” “and” “exercício”. Resultados: Foram encontrados 24 artigos na BVS e selecionados 6 para compor este trabalho e na SciELO, foram encontrados 18 artigos, mas nenhum novo artigo foi incluído. Conclusão: Verificou-se em todos os artigos que a prática de atividade física pode prevenir e reduzir os sintomas de depressão na pessoa idosa.
Descrição: LIMA, B. R. de V. Depressão entre idosos ativos e sedentários: Uma revisão integrativa. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15445
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Rafaela de Vasconcelos Lima.pdfPDF - Bruna Rafaela de Vasconcelos Lima6.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.