Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15457
Título: Efeitos agudos da laserterapia de baixa potência e do repouso sobre a percepção da fadiga muscular induzida por contração isométrica
Autor(es): Morais, Gleydson Silva
Palavras-chave: Fadiga muscular
Laserterapia
Fisioterapia
Data do documento: 22-Set-2016
Resumo: A fadiga muscular é um dos fenômenos que afetam diretamente a performance muscular do indivíduo, dificultando a prática de atividades físicas e de vida diária. Dentre os recursos utilizados na fisioterapia, a Laserterapia de Baixa Potência possui potencial para acelerar o processo de recuperação da fadiga muscular. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar os efeitos agudos da Laserterapia de Baixa Potência na recuperação imediata da fadiga muscular. Foram selecionados 20 sujeitos do sexo masculino, com idades entre 18 e 30 anos, divididos randomicamente em dois grupos. No grupo controle, o indivíduo realizou uma contração isométrica em flexão do ombro até a exaustão, e em seguida permaneceu em repouso absoluto por 1 minuto. No grupo experimental, o indivíduo realizou uma contração isométrica em flexão do ombro até a exaustão e em seguida foi aplicada a Laserterapia, com laser de 830 nm com um total de 1,2J de energia sobre o ventre do músculo deltoide anterior. Por meio da análise eletromiográfica, da algometria de pressão e de uma escala visual analógica para fadiga, verificou-se a atividade muscular, o limiar álgico e a percepção subjetiva da fadiga muscular do músculo deltoide anterior dos sujeitos. Não foram observadas diferenças evidentes entre os grupos, sugerindo que laser não é mais ou menos eficaz que o repouso na recuperação imediata da fadiga muscular ou na sua percepção.
Descrição: MORAIS, G. S. Efeitos agudos da laserterapia de baixa potência e do repouso sobre a percepção da fadiga muscular induzida por contração isométrica. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15457
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gleydson Silva Morais.pdfPDF - Gleydson Silva Morais4.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.