Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15458
Título: Perfil do hipotireoidismo em um grupo de idosos
Autor(es): Santos, Thamyres Stephanni Dantas dos
Palavras-chave: Interações medicamentosas
Idosos
Hipotireoidismo
Data do documento: 17-Out-2016
Resumo: O hipotireoidismo é comum entre indivíduos idosos, principalmente em mulheres acima de 60 anos de idade. O processo de envelhecimento, a prevalência de doenças crônicas e o uso simultâneo de medicamentos nesta população, tornam o diagnóstico e o tratamento complexos, gerando muitos questionamentos, pois esses podem interferir nos níveis dos hormônios tireoidianos. Desta forma, surge a necessidade de uma maior atenção a essa faixa etária, devido às doenças tireoidianas serem mais prevalentes com o avançar da idade. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar o hipotireoidismo em um grupo de idosos com idade igual ou superior a 60 anos e identificar outras doenças concomitantes ao hipotireoidismo, fazendo assim uma correlação entre a terapêutica medicamentosa do hipotireoidismo com os outros medicamentos de uso frequente, identificando possíveis interações medicamentosas relacionadas entre si. Utilizou-se estatística do tipo descritiva para análise de dados demográficos e de saúde, e para investigação das interações medicamentosas, a base de dados “Drug Interactions Checker”. Dentre os idosos avaliados 13,6% têm diagnóstico de hipotireoidismo, com predominância do sexo feminino. A hipertensão, a dislipidemia e o diabetes apresentaram-se entre as doenças mais frequentes, as classes terapêuticas anti-hipertensivos e antilipêmicos foram as mais representativas nos idosos em associação com o hormônio tireoidiano. A análise detectou 7 possíveis interações medicamentosas, classificadas em leve e moderada, sendo a interação entre levotiroxina e os hipoglicemiantes (metformina/linagliptina) as mais presente. Nesta perspectiva, este estudo farmacoterapeutico demostrou a necessidade de um acompanhamento do profissional farmacêutico nessa faixa etária, a fim de garantir adesão ao esquema terapêutico e segurança do paciente. Promovendo assim, uma melhoria na qualidade de vida e saúde dos idosos.
Descrição: SANTOS, T. S. D. dos. Perfil do hipotireoidismo em um grupo de idosos. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15458
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thamyres Stephanni Dantas dos Santos.pdfPDF - Thamyres Stephanni Dantas dos Santos8.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.