Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15461
Título: Uso de nitrato de potássio como atenuador do déficit hídrico em feijão-caupi
Autor(es): Jales Filho, Renato Cardoso
Palavras-chave: Feijão-caupi
Atividade enzimática
Clorofila
Vigna unguiculata (L.) Walp
Data do documento: 13-Out-2016
Resumo: O feijão-caupi é uma das leguminosas mais importantes, pois possui alto valor nutritivo, além de gerar emprego e renda, principalmente na região Nordeste, no entanto nesta região a escassez de água é um problema comum o que reduz a produtividade desta cultura. Nesse sentido, o uso de eliciadores como o nitrato de potássio pode mitigar o efeito deletério na fase inicial de desenvolvimento das plantas em situação de deficiência hídrica no solo. Objetivou- se com este trabalho, avaliar germinação, crescimento e a bioquímica do genótipo BRS Potengi submetido a estresse hídrico induzido pelo polietilenoglicol (PEG 6000) e tratadas com nitrato de potássio. A pesquisa constou de um fatorial de 3x5, sendo três tratamentos de sementes (pré-embebição em água destilada; pré-embebição em nitrato de potássio e sem pré- embebição) e cinco potenciais osmóticos no substrato (0,0; -0,2; -0,4; -0,6 e -0,8 MPa) durante 8 horas. Adotou-se o Delineamento Inteiramente Casualizado, com três repetições e 25 sementes por repetição. Os dados obtidos das avaliações nas plântulas foram submetidos à análise de variância e nos casos de significância foi realizada análise de regressão para fator de natureza quantitativa. A cultivar BRS Potengi obteve respostas contrastantes ao nitrato de potássio causadas por potencial hídrico, especialmente durante a germinação das sementes. A deficiência hídrica é melhor tolerada pela cultivar com a embebição em nitrato de potássio, tendo em vista a diferenciação dos níveis de fitomassa seca total (FST), área foliar, extravasamento de eletrólitos e ação da enzima catalase (CAT) que demonstram menores reduções.
Descrição: JALES FILHO, R. C. Uso de nitrato de potássio como atenuador do déficit hídrico em feijão-caupi. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15461
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renato Cardoso Jales Filho.pdfPDF - Renato Cardoso Jales Filho5.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.