Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Dorneles de Mendonça-
dc.date.accessioned2018-02-26T14:12:15Z-
dc.date.available2018-02-26T14:12:15Z-
dc.date.issued2016-10-19-
dc.identifier.otherCDD 372.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15462-
dc.descriptionLIMA, D. de M. O ensino de Ciências Naturais na escola brasileira – Um levantamento histórico. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO Ensino de Ciências no Brasil teve sua trajetória marcada por várias fases e enormes dificuldades de inserção no contexto educacional brasileiro, durante todo o Brasil Colônia. No que se refere ao Império, à discussão da introdução do Ensino de Ciências destaca-se a perspectivas de Auguste Comte e Herbert Spencer, discussão essa que perdurou até a Era Vargas onde se propõem um ensino patriótico e humanístico por excelência. Com a evolução das edições das LDBs (Lei Diretrizes e Base) publicadas respectivamente nos anos de 1961, 1971 e 1996. Através de uma pesquisa de revisão bibliográfica o presente trabalho constatou que o histórico do Ensino de Ciências Naturais no Brasil, a partir de um percurso temporal das abordagens teóricas até os dias de hoje apresenta grandes melhoras, possibilitando uma maior busca pela Ciência e Tecnologia. Ao que se refere ao ensino de Ciências Naturais houve progresso visto que a organização dos currículos, faz com que os alunos através de eixos temáticos vivenciem o conteúdo em sala de aula.Visto a problemática foi objetivada uma analise histórica através dos autores Diogo & Gobara (2008) para colônia e para discutirmos o século XX destacamos os autores Palma Filho (2005), Nunes (1999), Amaral (2002) e Sobrinho (2015).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Cavalcanti da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCiências Naturaispt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação - LDBpt_BR
dc.titleO ensino de Ciências Naturais na escola brasileira – Um levantamento históricopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dorneles de Mendonça Lima.pdfPDF - Dorneles de Mendonça Lima7.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.