Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15464
Título: Avaliação do nível de conhecimento de gestantes acerca da função do assoalho pélvico e da sexualidade durante o período gravídico
Autor(es): Domingos, Michelle Rocha
Palavras-chave: Assoalho pélvico
Gestação
Fisioterapia
Sexualidade
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: Faz parte do papel profissional do fisioterapeuta, no acompanhamento pré-natal analisar a qualidade de vida de gestantes em qualquer momento do período gravídico e informar práticas preventivas e educativas de condutas para melhoria de vida destas mulheres. O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento de gestantes acerca da função do assoalho pélvico e da sexualidade durante o período gravídico. Caracterizou-se como uma pesquisa de natureza quantitativa do tipo transversal. Foi realizado no município de Campina Grande – Paraíba, no terceiro distrito sanitário o qual pertence à Unidade Básica de Saúde - UBS da Palmeira, com gestantes na faixa etária de 18 à 35 anos, em qualquer período gravídico, com gestação de baixo risco que estavam realizando pré - natal na referida UBS. A pesquisa foi realizada em etapa única. Para coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado com 10 perguntas sobre o Assoalho Pélvico – AP e sexualidade na gestação. As gestantes foram abordadas individualmente e dentro dos critérios de inclusão foram elegíveis, em seguida foram convidadas a participarem da pesquisa. Após aceitarem voluntariamente, estas assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. A amostra da pesquisa foi constituída por 30 gestantes, a maioria tinha até 25 anos de idade (56,6%) e possuíam ensino médio completo (33,3%), e eram casadas ou viviam em uma relação estável (76,7%). Das participantes 50% eram primigestas; 90% afirmou nunca ter praticado e nem conhecerem exercícios para os músculos da vagina; 63,3% relatou não saber o que é períneo; 76,7% afirmou que durante a gestação atual se sentiu a vontade para manter relações sexuais com seus parceiros; 30% afirmou que o sexo durante a gestação faz o bebê nascer saudável; A pesquisa mostrou que existe uma deficiência das gestantes com relação ao conhecimento do Assoalho Pélvico bem como de suas estruturas e funções, não houve uma diminuição sexual significativa, mas, elas se mostraram bastante receptivas ao assunto. O presente estudo sugere que o trabalho da fisioterapia é de extrema importância na gestação, esclarecendo e conscientizando gestantes, promovendo uma saúde física e emocional no decorrer da gestação.
Descrição: DOMINGOS, M. R. Avaliação do nível de conhecimento de gestantes acerca da função do assoalho pélvico e da sexualidade durante o período gravídico. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15464
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelle Rocha Domingos.pdfPDF - Michelle Rocha Domingos6.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.