Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15467
Título: Validade do índice de Massa Corporal autorreferido para classificação do estado nutricional de servidores públicos
Autor(es): Silva, Yasminn Furtado de Lacerda
Palavras-chave: Índice de Massa Corpórea
Estado nutricional
Saúde do trabalhador
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: Objetivo: verificar a validade do índice de massa corporal autorreferido para a classificação do estado nutricional de servidores públicos. Método: estudo de validação a partir de dados de investigação transversal, realizado em uma universidade pública da região Nordeste do Brasil. Participaram 120 indivíduos que responderam a um formulário sociodemográfico e de autorreferência de medidas antropométricas, bem como foram submetidos à mensuração do peso corporal e da altura. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, Receiver-Operating Characteristic (ROC) e dos testes Kolmogorov-Smirnov, Shapiro-Wilk, t- Student e Wilcoxon. Resultados: verificou-se semelhança nos valores de IMC autorreferido e aferido (p<0,001), com discreta subestimação das medidas de peso (800g) e superestimação da altura (0,5cm); maior diferença do IMC autorreferido e aferido no grupo de participantes com mais de 40 anos de idade (-1,015kg/p<0,001); quando considerada a autorreferência, não houve comprometimento com significância estatística da classificação do estado nutricional (p>0,05); as medidas de validade da acurácia do IMC autorreferido foram satisfatórias em cada subconjunto (variação = 8,1-100); A curva ROC do IMC autorreferido geral indicou uma área sob a curva de 0,753 (IC 95% - 0,668-0,838), com significância estatística (p<0,001).
Descrição: SILVA, Y. F. de L. Validade do índice de Massa Corporal autorreferido para classificação do estado nutricional de servidores públicos. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15467
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yasminn Furtado de Lacerda Silva.pdfPDF - Yasminn Furtado de Lacerda Silva4.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.