Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15476
Título: Relação entre capacidade funcional e cognição de idosos participantes de Centros de Convivência
Autor(es): Lima, Thaís Ferreira
Palavras-chave: Envelhecimento
Capacidade funcional
Cognição
Data do documento: 29-Set-2016
Resumo: O desejado pela sociedade, porém ocasionou preocupações associadas à sua dependência. O comprometimento da capacidade funcional provoca dificuldades para a realização de atividades cotidianas e ocasiona maior vulnerabilidade e dependência na velhice, contribuindo para a diminuição do bem -estar e da qualidade de vida dos idosos. A dependência, envolvendo também a cognição tem como consequência piora na qualidade de vida, declínio funcional e aumento da morbidade e mortalidade. Diante do exposto, questiona-se se há relação entre a capacidade funcional e cognitiva dos idosos. O estudo trata-se de uma pesquisa aplicada com um caráter descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, realizado em cinco centros de convivência de idosos de localizados em Campina Grande/PB. Para este estudo os instrumentos utilizados foram a Escala de Barthel e a Escala de Lawton e Brody para avaliar a capacidade funcional, o Mini Exame do Estado Mental para verificar a cognição e um questionário sociodemográfico. A análise dos dados ocorreu através da estatística descritiva com o uso de planilha do Excel (Office do Microsoft, versão 2010). Amostra contou 120 idosos, deles 85,8% eram do sexo feminino, a maior frequência dos idosos estava entre 70 a 79 anos com 44, 2%. A prevalência de dependência para as Atividades Básicas de Vida Diária (ABVDs) foi 45,83%, e para Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs), 81,7%. Em relação à cognição encontrou- se sugestão de declínio cognitivo em 61,6% dos idosos. Mas, não foi possível identificar a associação entre cognição e capacidade funcional. Desse modo, conclui-se que as ABVDs estão satisfatórias, porém em relação às AIVDS percebeu-se uma limitação. Além disso, foi evidenciada em uma parcela significativa de idosos com sugestão de declínio cognitivo.
Descrição: LIMA, T. F. Relação entre capacidade funcional e cognição de idosos participantes de Centros de Convivência. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15476
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaís Ferreira Lima.pdfPDF - Thaís Ferreira Lima10.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.