Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15484
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Jonatha Lisboa Galvão do | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-26T19:42:02Z | - |
dc.date.available | 2018-02-26T19:42:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15484 | - |
dc.description | NASCIMENTO, J. L. G. do. A utilização da realidade aumentada como auxílio aos professores em sala de aula. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de um estudo bibliográfico visando descobrir - e depois analisar - algumas ferramentas de Realidade Aumentada, que podem ser utilizadas como apoio ao processo de ensino-aprendizagem. A Realidade Aumentada pode se constituir como um relevante recurso pedagógico no campo da educação escolar, modificando as práticas que se desenvolvem nesse espaço, de forma significativa, visto que a Realidade Aumentada tem o potencial de diminuir a distância do objeto virtual que está sendo exibido, proporcionando aos alunos uma sensação de algo concreto. Com efeito, realizamos um levantamento das ferramentas que consideramos interessantes para a utilização em sala de aula e consequentemente o desenvolvimento de materiais com Realidade Aumentada no ensino, proporcionando atratividade ao aluno, fugindo um pouco dos padrões educacionais convencionais, em que o professor fala e o aluno ouve. Procuramos, também, identificar as limitações de cada ferramenta, requisitos e utilização de cada uma delas no processo de aprendizagem em sala de aula. Por fim, elencamos os desafios que a Realidade Aumenta impõe a educação nos dias atuais. Metodologicamente, partimos da pesquisa bibliográfica para elaborar o referencial teórico sobre as toolkits existentes. O estudo apontou um número de cinco (5) toolkits de Realidade Aumentada, quais sejam: Artoolkit, FLARAS, SACRA, AUMENTATY e Aurasma. Como desdobramento, apresentamos os dados em quadros comparativos construídos a partir de requisitos. A análise dos dados nos permitiu inferir que a toolkit Aurasma é a que apresenta o maior número de requisitos essenciais à inserção da Realidade Aumentada como recurso didático. Ademais, a partir da análise das toolkits foi possível perceber a importância em dar abertura de informações sobre cada toolkit estudada aos professores, possibilitando acesso às tecnologias de forma a estimular o usa da Realidade Aumentada em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marta Lúcia Souza Celino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | A utilização da realidade aumentada como auxílio aos professores em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jonatha Lisboa Galvão do Nascimento.pdf | PDF - Jonatha Lisboa Galvão do Nascimento | 11.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.