Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15503
Título: Gestão escolar
Autor(es): Vieira, Gizele Doraline Gomes
Palavras-chave: Gestão escolar
Orientação educacional
Gestão participativa
Data do documento: 19-Dez-2017
Resumo: A gestão participativa tem sido motivo de discussões nos últimos anos,eéapontada como indicador para melhoria na qualidade do ensino nas escolas,oque me fez direcionar este trabalho a conhecer os princípios da gestão escolar,quando esta se caracteriza gestão participativa,bem comosua integração com a comunidade, tendo em vista alguns aspectos escolares e extra escolares,e fazer uma analise sobre as possibilidades e dificuldades de um modelo de gestão fundamentado através dos princípios democráticos O principal objetivo deste estudo é também conhecer novas ações que já estão sendo vivenciadas e adquirir fundamentação para a elaboração de projetos que propiciem a participação da comunidade de forma sistematizada.A metodologia adotada foi através de pesquisas bibliográficas quepermitiu organizar as seguintes categorias: a necessidade de uma proposta baseada no diálogo,fazer com que os envolvidos sintam-se parte no que se refere a tomada de decisões. Ao longo da pesquisa podemos perceber desenvolver ações que democratizem a gestão,não é tarefa fácil,e a falta de compromisso de alguns profissionais que tem papel direto neste processo ,também foi um fator negativo identificado na pesquisa. No entanto durante o estudo podemos perceber que é possível promover a gestão democrática
Descrição: VIEIRA, Gizele Doraline Gomes. Gestão escolar: participativa. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15503
Aparece nas coleções:93 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gizele Doraline Gomes Vieira.pdfPDF - Gizele Doraline Gomes Vieira8.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.