Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15538
Título: Aspectos legais entre a Arquivologia e acessibilidade
Autor(es): Rodrigues, Priscila Carla Alves
Palavras-chave: Acessibilidade
Arquivologia
Acesso a informação
Usuário da informação arquivística
Data do documento: 26-Fev-2018
Resumo: O fazer arquivístico tem como objetivo facilitar o acesso aos documentos de arquivo, ou seja, aos documentos produzidos e ou recebidos por uma instituição pública ou privada no decorrer de suas atividades/funções independente do suporte em que a informação orgânica esteja registrada. Para tanto, diversas técnicas e metodologias foram desenvolvidas com o passar dos anos, acompanhando a evolução dos arquivos e a inovação dos suportes. Os desafios são enormes, especialmente com o avanço da tecnologia e o constante aumento de informação orgânica a ser tratada com vias ao acesso aos mais diversos usuários. Quando se trata de usuários com deficiência, deve-se atentar para os aspectos legais que envolvem a arquivologia e acessibilidade, adaptando o acesso aos documentos de arquivo com base na especificidade de cada usuário. Posto isto, o objetivo deste trabalho é discutir sobre os aspectos legais que envolvem a relação entre Arquivologia e Acessibilidade no que diz respeito ao acesso aos documentos de arquivo. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa bibliográfica sobre Arquivologia e Acessibilidade. Como resultados, identificamos que a relação entre a arquivologia e acessibilidade é necessária para que assim a arquivologia possa cumprir com sua função social que é o de proporcionar o acesso aos documentos de arquivo, incluindo os usuários com deficiência.
Descrição: RODRIGUES, P. C. A. Aspectos legais entre a Arquivologia e acessibilidade. 2018. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15538
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Carla Alves Rodrigues.pdfPriscila Carla Alves Rodrigues4.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.