Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15542
Título: Estudo da cinética e equilíbrio do mesocarpo do coco verde como adsorvente para remoção de corantes têxteis
Autor(es): Cordeiro, Gustavo Santiago Eulálio
Palavras-chave: Corantes têxteis
Adsorção
Mesocarpo do coco verde
Tratamento de efluentes
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: A contaminação dos recursos hídricos é de fato um grave problema ambiental, sendo ocasionada na maioria das vezes pelo descarte inadequado de efluentes industriais e domésticos. Dentre essas fontes poluidoras a indústria têxtil destaca-se por gerar grandes quantidades de efluentes ricos em matéria orgânica e altamente coloridos, oriundos dos corantes que não se fixaram às fibras dos tecidos durante o processo de tingimento. Nesse contexto o presente trabalho surge com o objetivo de estudar a aplicação do mesocarpo do coco verde como adsorvente para a remoção do corante cor bordô da marca Tupy presente em efluentes têxteis. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Ciências Ambientais (LAPECA) da UEPB e os frutos (coco verde) utilizados para os experimentos adquiridos no comércio local da Cidade de Campina Grande –PB. Incialmente o material foi desfibrilado, cortado, seco, triturado e peneirado para iniciação dos experimentos. Foi avaliado a cinética e equilíbrio do processo, onde foi notado que o modelo cinético que melhor se ajustou aos dados experimentais foi o de pseudossegunda ordem, o qual obteve um coeficiente de determinação (R²) máximo de 0,9845 e a isoterma que melhor descreveu o processo de equilíbrio foi a de Freundlich, tendo obtido um valor para R² de 0,9802 e para o teste F de 71,692. Neste caso quando um processo de cinética de adsorção pode ser descrito por um modelo de pseudossegunda ordem, o mecanismo predominante provavelmente é a quimiossorção. Já o ajustamento de uma isoterma de Freundlich infere afirmar que o processo pode ser aplicado a sistemas não ideias, em superfícies heterogêneas e adsorção em multicamadas. Finalmente pode-se afirmar que o mesocarpo do coco verde surge como uma opção dentre os mais variados bioadsorventes que tem grandes chances de aplicação, devido seu baixo custo financeiro e potencial poder de adsorção.
Descrição: CORDEIRO, G. S. E. Estudo da cinética e equilíbrio do mesocarpo do coco verde como adsorvente para remoção de corantes têxteis. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15542
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Santiago Eulálio Cordeiro.pdfPDF - Gustavo Santiago Eulálio Cordeiro10.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.