Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15548
Título: Ensino de Geometria a partir do software Autocad: Contextualizando a Matemática no curso integrado de Técnico em Edificações
Autor(es): Santos, Anderson Gomes dos
Palavras-chave: AutoCAD
Recursos didáticos
Prismas geométricos
Ensino por computador
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: O uso dos computadores tem se popularizado nas mais diversas aplicações do cotidiano. Das aplicações residências à indústria, a presença dos recursos computacionais teve seu incremento a partir de sua popularização e assim maior acesso. Hoje, os recursos computacionais podem ser visto nas mais diversas aplicações, dentre estas, a educação. Diversos pesquisadores da Educação Matemática, em todo o mundo, têm discutido sobre as contribuições da informática no processo de ensino-aprendizagem nas mais diversas disciplinas, dentre estas, a matemática têm se destacado como a de maior potencial. Diante deste cenário, os recursos tecnológicos já se mostram como poderosa ferramenta no cotidiano profissional de diversas áreas da vida profissional. No que tange aos métodos de ensino- aprendizagem, a contextualização, segundo PCN, é hoje um dos meios a ser utilizada para proporcionar a experimentação de situações práticas, esta é ainda tida por profissionais de ensino médio técnico como um dos desafios a serem superados no exercício de preparar os educandos para o exercício da cidadania e para o trabalho. Uma maneira de realizar esta experimentação prática é a partir do uso das novas linguagens e tecnologias. Diante de tais desafios, este trabalho tem por objetivo propor a utilização do computador como ferramenta didático-pedagógica no ensino de geometria a alunos do curso integrado de técnico em edificações do IFPB campus Campina Grande. Para tanto, foram realizadas análises nos planos de ensino das disciplinas do curso e elaborado um planejamento da atividade a partir da utilização do software AutoCAD. O planejamento da atividade se deu em quatro etapas, uma inicial de abordagem dos comandos do software, a segunda de construção de polígonos, a terceira de construção dos prismas e uma quarta etapa que buscou a resolução de problemas práticos a partir da utilização do software e dos conhecimentos prévios adquiridos ao longo curso que estivessem aplicados ao cotidiano presente e profissional. Para a realização da atividade prática, foram escolhidos três exercícios propostos os quais foram aplicados no ENEM. Pode ser observado que, através dos sólidos geométricos construídos e da contextualização, os educandos mostraram-se mais disponíveis em resolver os problemas propostos e então se buscou explorar o potencial do software na resolução dos mesmos. A análise comportamental revelou que alguns poucos educandos se mostraram, em certos pontos do desenvolver da atividade, disponíveis a auxiliar seus pares, revelando aspectos do sóciointeracionismo entre os membros, como propõe Vygotsky, esta uma das condições de construção do conhecimento. Ao término da atividade, todos os educandos conseguiram executar os comandos no software e chegar ao termino da atividade construindo eles mesmos soluções para os problemas propostos.
Descrição: SANTOS, A. G. dos. Ensino de geometria a partir do software AutoCAD: Contextualizando a Matemática no curso integrado de Técnico em Edificações. 2017. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15548
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Gomes dos Santos.pdfPDF - Anderson Gomes dos Santos26.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.