Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15565
Título: O erotismo na literatura: uma análise psicanalítica da perversão sob a perspectiva da personagem CLB na obra "A casa dos budas ditosos" de João Ubaldo Ribeiro
Autor(es): Lima, Ailaneide Oliveira
Palavras-chave: Perversão
Personagem
Narração
Data do documento: 21-Fev-2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo, discutir, através de uma análise psicanalítica as perversões presentes na obra “A Casa dos Budas Ditosos”, do autor João Ubaldo Ribeiro (1999), que são descritas por meio das narrações da personagem CLB que apresenta-se ao leitor como registros orais de uma libertina sexagenária, a mesma a todo momento em suas narrações faz uso das suas relações sexuais para contar a sua vida aos leitores, mostrando-nos fatos polêmicos, como por exemplo os relatos de suas perversões. Inovando em sua forma de narração, fazendo uso de uma linguagem irônica e metafórica, para falar de temas tabus dentro da sociedade e se colocar diante dos mesmos. O autor João Ubaldo Ribeiro brinca a todo o momento com a divisão entre realidade e ficção, entre consciente e inconsciente, inovando a respeito do formato da narrativa. No decorrer de seus depoimentos a personagem deixa claro as suas práticas perversas. A análise foi realizada a partir do aporte teórico de Freud (2016), (2000) e (1980); Foucault (1999); Mollon (2005); Roudinesco (2008); Stoller (2015) dentre outros. A realização dessa pesquisa possibilitou compreender os atos perversos praticados pela personagem, e como essas atitudes são vistas pela sociedade.
Descrição: LIMA, A. O. O erotismo na literatura: uma análise psicanalítica da perversão sob a perspectiva da personagem CLB na obra "A casa dos budas ditosos" de João Ubaldo Ribeiro. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15565
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ailaneide Oliveira Lima.pdf5.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.