Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15566
Título: A leitura do texto literário no ensino fundamental: novas perspectivas e formas de abordagem
Autor(es): Lima, Josiele Arruda de
Palavras-chave: Literatura
Ensino Fundamental
Leitura
Texto literário
Data do documento: 21-Fev-2018
Resumo: Os trabalhos mais recentes sobre o ensino de Literatura, sobretudo no nível fundamental, se posicionam em geral em defesa de um ensino que favoreça a formação do leitor do texto literário, se fazendo necessário, para isso, o entendimento de que a Literatura nessa fase do ensino deve estar a serviço do desenvolvimento da sensibilidade do aluno em formação. Portanto, se faz oportuno lembrar que a abordagem do texto literário deve favorecer a mediação entre texto e leitor. Para tanto, as atividades a serem desenvolvidas devem valorizar o lúdico que é inerente ao texto literário. Cremos que quanto mais próximo do texto, por meio de uma atividade criativa e prazerosa, mais interesse o aluno terá pelo texto, de qualquer gênero. Partindo desse pressuposto, decidimos investigar o ensino de Literatura em uma turma do ensino fundamental de uma escola pública de Catolé do Rocha – Paraíba, objetivando verificar como se dá a prática de ensino dessa área do ensino de língua portuguesa. Para tanto, optamos por aplicar um questionário ao professor da turma selecionada, bem como aos alunos integrantes da turma desse professor, esperando colher dados que nos possibilite ter um diagnóstico do ensino de literatura no nível fundamental e avaliar se as atividades propostas pelo professor contribuem para a formação do leitor do texto de literatura. Trata-se de um estudo qualitativo, que contou com o apoio da pesquisa bibliográfica, tendo sido necessário recorrer aos estudos dePinheiro (2014), Candido (1989), Zilberman (1988), Cosson (2012), dentre outros.
Descrição: LIMA, J. A. de. A leitura do texto literário no ensino fundamental: novas perspectivas e formas de abordagem. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15566
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josiele Arruda de Lima.pdf7.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.