Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15569
Título: A personagem romanesca: uma análise de Conceição do romance "O quinze" de Rachel de Queiroz
Autor(es): Lima, Rosany Alves de
Palavras-chave: Personagem
Romance
Conceição
Data do documento: 21-Fev-2018
Resumo: A personagem é capaz de despertar diferentes tipos de reações e emoções nos leitores. Muitas vezes nos deparamos chorando, sorrindo, alegres, tristes, devido ao que está acontecendo com a personagem. É impressionante como um ser que não é real, um ser fictício, tenha a capacidade de nos envolver dessa forma no enredo do romance. Diante disso, o presente artigo propõe-se analisar a construção da personagem Conceição do romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, discutindo a categorização de personagem do romance. Para compreendermos os conceitos de personagem, a tipologia e a construção da personagem Conceição, utilizamos uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa. Desse modo adotamos como suporte teórico para essas discussões: Brait (2006) Candido (2005) Bakhtin (1992) Queiroz (2009) Queiroz (1998), promovendo assim, uma reflexão acerca das definições de personagem e tipologias que caracterizam a personagem Conceição no referido romance.
Descrição: LIMA, R. A. de. A personagem romanesca: uma análise de Conceição do romance "O quinze" de Rachel de Queiroz. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15569
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosany Alves de Lima.pdf4.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.