Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15570
Título: Caracterização morfológica de Macroptilium lathyroides L. Urb. - fabaceae
Autor(es): Bezerra, Rita de Cássia Araújo
Palavras-chave: Frutos
Leguminosa
Plântulas
Sementes
Data do documento: 21-Fev-2018
Resumo: As leguminosas do gênero Macroptilium são componentes de áreas de ocorrência espontânea, pouco exigente em fertilidade do solo e tolerantes a baixas precipitações. Estudos sobre aspectos morfológicos fornecem informações que permitem a identificação e diferenciação de espécies do mesmo gênero. A pesquisa foi conduzida no Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba, em Catolé do Rocha – PB, objetivou-se estudar as características morfológicas de frutos, sementes, germinação e plântulas de Macroptilium lathyroides L. Urb. Fabaceae forrageira nativa do semiárido Nordestino. Para a descrição morfológica dos frutos, sementes, germinação e plântulas foram utilizadas 100 unidades selecionadas aleatoriamente para cada espécie. O fruto de Macroptilium lathyroides L. Urb. é do tipo legume estipetado, polispérmico, seco, deiscente de coloração marrom. As sementes são de cor castanha escura, tegumento brilhoso e hilo lateral esbranquiçado. O fruto possui em média 102,35 mm de comprimento; largura de 2,64 mm; espessura de 2,14 mm; peso médio de 0,29 g e em média 18,30 sementes por fruto. As sementes apresentam comprimento de 3,51 mm; largura de 2,19 mm; espessura média de 1,51 mm; índice de volume de 11,69 mm3 e peso unitário 10,65 mg. A germinação é do tipo epígea, com emissão da radícula no terceiro dia após a semeadura, rompendo o tegumento próximo à região hilar. O desenvolvimento pós-seminal das plântulas se caracteriza como fanerocotiledonar. O M. lathyroides apresenta variabilidade em relação aos parâmetros avaliados dos frutos e sementes, fornecendo subsídios que facilitam o reconhecimento desta espécie. Os parâmetros biométricos avaliados apresentam baixa correlação significativa e positiva entre as variáveis. Os aspectos morfológicos das plântulas de M. lathyroides descritos e ilustrados mostram-se bastante homogêneos e, portanto, podem ser utilizados para a identificação da espécie nos estágios iniciais de desenvolvimento
Descrição: BEZERRA, R. C. A. Caracterização morfológica de Macroptilium lathyroides L. Urb. - fabaceae. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15570
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita de Cássia Araújo Bezerra.pdf5.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.