Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15573
Título: Coleção de sementes de espécies nativas da caatinga e exóticas adaptadas
Autor(es): Sousa, Geraldina Andrade de
Palavras-chave: Morfologia de Sementes
Espermateca
Biodiversidade
Data do documento: 21-Fev-2018
Resumo: As coleções biológicas constituem-se em conjuntos de espécimes, são amostras, que documentam a biodiversidade e registram informações como variação genética e morfológica, distribuição geográfica, entre outras. A Coleção de sementes serve como reservatório de sementes de espécies vegetais. Esta pesquisa objetivou a montagem de um sementário de espécies nativas da Caatinga para apoio didático e disponibilização para agricultores e comunidade em geral. Para a confecção do Sementário, foram feitas coletas de sementes das plantas endêmicas da Caatinga, em áreas de mata virgem, no Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Catolé do Rocha-PB, durante os anos de 2016 e 2017. Após as coletas, as sementes foram levadas para o Laboratório de Produção Vegetal (LAPROV) pertencente ao departamento de Agrárias e Exatas, do Câmpus IV da UEPB, onde se realizou o beneficiamento, a seleção das sementes e composição da amostra de sementes puras para posterior acondicionamento. As identificações foram realizadas com base nas referências bibliográficas específicas da área, registrando-se os dados referentes ao Gênero, Família, Nome Cientifico e Nome Comum, em seguida as sementes foram acondicionadas em tubos de ensaio e devidamente etiquetadas. Atualmente a coleção conta com: 39 espécies de sementes, distribuídas em 20 diferentes Famílias, pertencentes a 32 Gêneros. A Coleção de Sementes já está disponível para auxiliar as aulas de Ciências, Botânica e Produção e Tecnologia de Sementes, bem como para os agricultores e a comunidade em geral, dessa forma estimulando-se a valorização da biodiversidade local, bem como, o conhecimento sobre as espécies nativas do Bioma da Caatinga.
Descrição: SOUSA, G. A. de. Coleção de sementes de espécies nativas da caatinga e exóticas adaptadas. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15573
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geraldina Andrade de Sousa.pdf3.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.