Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15576
Título: Recomendação de genótipos de girassol (Helianthus annuus L.) para cultivo em área salinizada
Autor(es): Oliveira, Rosicleide Ribeiro de
Palavras-chave: Asteraceae
Estresse salino
Semiárido
Data do documento: 21-Fev-2018
Resumo: O semiárido nordestino apresenta características que influenciam no crescimento e desenvolvimento de espécies vegetais como o Girassol (Hellianthus annus L). Tais particularidades estão ligadas diretamente a fatores abióticos, caracterizados pela presença de sal no solo e água. Sendo assim, o principal objetivo desta pesquisa foi de elencar genótipos de girassol que se adaptam as regiões do semiárido sob condições de estresse salino. Este experimento foi conduzido entre os meses de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017 em área experimental da Universidade Estadual da Paraíba (Campus IV) em Catolé do Rocha-PB. Para tanto foram utilizados 6 genótipos de girassol (M734, SYN, BRSG47, BRSG48, BRSG35 e MULTISSOL) cedidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Soja e a Heliagro Agricultura e Pecuária LTDA. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com 4 repetições e todos os dados foram submetidos a análise estatística Tuckey para teste de significância e diferenças de médias ao nível de 5% de confiança. De acordo com os resultados, concluiu-se que é possível cultivar girassol no semiárido paraibano sob condições de estresse salino, com uma produtividade de aquênios e óleo, compatíveis com outros resultados em regiões do semiárido, sendo os genótipos mais produtivos M 734, SYN 045 e BRS G 35, através dos indicadores estande final, plantas acamadas, área foliar, massa fresca e seca de folhas e produtividade em óleo e torta.
Descrição: OLIVEIRA, R. R. de. Recomendação de genótipos de girassol (Helianthus annuus L.) para cultivo em área salinizada. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15576
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosicleide Ribeiro de Oliveira.pdf6.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.