Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15577
Título: Qualidade de frutos de melancieira cv. Crimson Sweet sob adubação nitrgenada e ethephon
Autor(es): Santos, José Ailton Pereira dos
Palavras-chave: Citrullus lanatus Thunb
Matsum
Ethrel
Nitrogênio
Pós – Colheita
Data do documento: 21-Fev-2018
Resumo: melancia (Citrullus lanatus Thunb. Matsum.) é uma cucurbitácea de grande expressão econômica e social, possui propriedades nutricionais e terapêuticas, que aumentam o interesse do consumidor pelo seu fruto, entretanto, a cultura é exigente em nutrientes, principalmente o nitrogênio, o qual é um nutriente muito importante para se obter alta produtividade dos cultivos, pois apresenta função estrutural importante, contudo, a aplicação de ethephon em plantas de melancia, promove melhor crescimento vegetativo, maior florescimento, aumento a produtividade, porem com retardamento na época da colheita. Sendo assim, objetivou-se com esse estudo avaliar a qualidade de frutos de melancieira cv. Crimson Sweet submetido a diferentes combinações de níveis de nitrogênio e ethephon, no alto sertão paraibano. O experimento foi desenvolvido em condições de campo no Setor de Agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus IV, Catolé do Rocha – PB, No período de julho a outubro de 2016. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com arranjo experimental com níveis pré-determinados para os fatores, através da matriz “Plan Puebla III”, com 10 tratamentos e uma testemunha (sem adubação), os quais constituíram de 5 doses de N (9; 54; 90; 126 e 171 Kg/ha) e 5 doses de ethephon (30; 180; 300; 420 e 570 mg/L), com três repetições. As doses de N foram parceladas igualmente e aplicadas em duas vezes, aos 20 DAS e 40 DAS. A aplicação do ethephon foi realizada aos 30 DAS. As variáveis analisadas foram: comprimento (cm), diâmetro (mm), peso (g), sólidos solúveis (°Brix), acidez Titulável (AT), índice de maturação (SS/AT), Ácido ascórbico (AA). Diante dos resultados a combinação de diferentes doses de nitrogênio e ethephon proporcionam comportamentos divergentes nas características físicas e químicas de frutos de melancia cv. Crimson Sweet. Porém, a melhor dose de nitrogênio para o peso dos frutos é de 112,5 Kg ha-1 e a melhor dose de ethephon para a acidez titulável é de 250 mg/L. O ácido ascórbico dos frutos não foi afetado positivamente pela adubação nitrogenada e ethephon. Contudo, a qualidade dos frutos de melancia cv. Crimson Sweet é reduzida por doses elevadas de nitrogênio e ethephon.
Descrição: SANTOS, J. A. P. dos. Qualidade de frutos de melancieira cv. Crimson Sweet sob adubação nitrgenada e ethephon. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15577
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ailton Pereira dos Santos.pdf7.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.