Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15578
Título: Morfometria de frutos e sementes de Mimosa caesalpiniifolia benth. (fabaceae)
Autor(es): Lopes, Luana Priscilla de Brito
Palavras-chave: Caatinga
Leguminosa
Sabiá
Data do documento: 21-Fev-2018
Resumo: O conhecimento sobre as características morfométricas de frutos e sementes de espécies nativas da Caatinga ainda é insipiente, mesmo diante da importância dessas características para a diferenciação de espécies e padronização de lotes de sementes, possibilitando produção de mudas uniformes. Objetivou-se com este estudo descrever morfometricamente frutos e sementes de Mimosa Caesalpiniifolia Benth. Em estágio final de maturação. O trabalho foi conduzido no Laboratório de Produção Vegetal (LAPROV) do Departamento de Agrárias e Exatas (DAE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Catolé do Rocha, PB, no período de setembro a outubro de 2017. Os frutos foram coletados de árvores matrizes, em áreas de ocorrência natural da espécie no Câmpus IV. Para a descrição morfométrica foi utilizada uma amostra ao acaso de 100 frutos e 100 sementes. O Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth) pertence à família Fabaceae, subfamília Mimosoideae, o fruto é do tipo legume articulado, seco indeiscente formado por uma sequência de craspédios unisseminados retangulares ou quadrados, estipitado, plano-compresso, reto, de margens espessadas, retas ou ligeiramente sinuosas de coloração marrom opaco. As sementes são pequenas, em forma de discos, lisa, dura, leve, de cor castanho-claro com comprimento médio de 5,44mm; largura de 4,33mm; espessura de 1,76mm e peso médio de 0,029g. O peso do fruto apresentou distribuição positivamente assimétrica. O comprimento, espessura e peso das sementes possuem distribuição leptocúrtica (K>0), enquanto a largura distribuição platicúrtica (K<0). Os frutos e sementes de Mimosa Caesalpiniifolia Benth. apresentam homogeneidade para as características morfométricas avaliadas, exceto para os pesos de fruto e semente.
Descrição: LOPES, L. P. B. Morfometria de frutos e sementes de Mimosa caesalpiniifolia benth. (fabaceae). 2017. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15578
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Priscilla de Brito Lopes.pdf3.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.