Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro Neto, Glênio Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-03-06T11:33:31Z-
dc.date.available2018-03-06T11:33:31Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15588-
dc.descriptionRIBEIRO, NETO, G. R. As canções interpretadas por Pablo Vittar: a tentativa de desconstrução da imagem do sujeito-mulher casta. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA padronização e a normatização da identidade feminina fazem interferência desde o início da história, o patriarcado sempre enquadrou e impossibilitou as mulheres a ascenderam como indivíduo autônomo, tendo que depender de uma figura masculina para a sua consolidação, seja ela o marido, o pai ou um irmão. O trabalho tem como objetivo analisar a construção da imagem do sujeito-mulher, levando em consideração a representatividade do feminino na sociedade contemporânea, com o intuito de identificar como as músicas da Drag Queen Pabllo Vittar legitimam, empoderam e libertam a imagem feminina dos estigmas impregnados. Esse artista aparece na indústria fonográfica como sendo uma grande influência para a música pop Brasileira, já que suas canções representam mulheres que sempre estiveram às margens da sociedade, pois estavam em conflito com a normatização e padronização do sujeito-mulher da história, um ser que era considerado casto e santo, assim como seu corpo. Optamos por uma pesquisa bibliográfica à luz de autores como Foucault (1999, 1996), Pêucheux (1988, 1999), Orlandi (2013), Lipovetsky (1997), Beauvoir (2016), entre outros. Essa pesquisa faz uma análise do discurso nas músicas apresentadas pela Drag Queen sobre a mulher na sociedade contemporânea, considerando o discurso de resistência feminista e de independência, através de dispositivos da AD: interdiscurso, ditos e não-ditos, pré-construídos, entre outros. Conclui-se com esse trabalho que as canções analisadas surgem como um discurso de empoderamento e de exaltação do corpo feminino, por isso desperta a criticidade, a reflexão e a discussão em relação aos movimentos feministas e das reivindicações de libertação do corpo e dos padrões adquiridos ao longo da história.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Carolina Coeli Rodrigues Batistapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectSujeito-mulherpt_BR
dc.titleAs canções interpretadas por Pablo Vittar: a tentativa de desconstrução da imagem do sujeito-mulher castapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glênio Rodrigues Ribeiro Neto.pdf12.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.