Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15590
Título: Sons e ritmos na praça de guerra catoláico: breve análise discursiva de jingles eleitorais de Catolé do Rocha-PB
Autor(es): Maia, Jaciara Dantas Geminiano
Palavras-chave: Discurso
Jingles
Ideologia
Persuasão
Data do documento: 23-Fev-2018
Resumo: Partindo da compreensão de que o discurso é uma ferramenta importante na comunicação, estudamos nesse trabalho o discurso, o trajeto da palavra, que quase sempre vem cercado de ideologias, valores culturais e condições sócio históricas. O presente trabalho de conclusão de curso, objetiva analisar os discursos contidos nos jingles eleitorais de candidatos a prefeito da cidade de Catolé do Rocha PB, no pleito do ano dois mil e quatro como corpus desse trabalho. Fundamentado nos embasamentos teóricos metodológicos da Análise crítica do Discurso (ACD), através dos estudos do autor Norman Flairclough (2001), (2013), que reúne em sua teoria a participação de autores como Althusser, Gramsci, Halliday entre outros. A proposta desse trabalho é apresentar como fatos históricos e sociais influenciaram na pratica discursiva desses jingles, mostrar como esse gênero discursivo musical vem cercado de ideologias, cujo objetivo a ser alcançado é a persuasão do público alvo, ou seja, os eleitores para a conquista do voto. No decorrer da pesquisa foi possível verificar que os discursos contidos nos jingles traziam ao cenário atual acontecimentos do passado, fatos históricos e sociais na tentativa de abalar a imagem do candidato opositor. O presente artigo está estruturado em três tópicos: No primeiro tópico daremos ênfase as teorias da análise crítica do discurso propostas por Norman Flairclough. No segundo tópico faremos uma síntese histórica da cidade e do grupo político liderado por membros de uma mesma família que governam o município há décadas, bem como as alianças políticas e familiares para se manterem no poder. No terceiro tópico traremos a apresentação dos jingles e a análise discursiva dos mesmos, através do aporte teórico da análise crítica do discurso de linha inglesa e contribuições de autores como Holanda (1995), Leal (2012) Manhanelli (2011) Teruya (1995) e (2000) entre outros, a fim de compreender o impacto desses discursos na sociedade.
Descrição: MAIA, J. D. G. Sons e ritmos na praça de guerra catoláico: breve análise discursiva de jingles eleitorais de Catolé do Rocha-PB. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15590
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaciara Dantas Geminiano Maia.pdf11.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.