Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15606
Título: Características dos modelos de pesquisas baseados em contingências: uma análise da produção científica brasileira
Autor(es): Costa, Laís da Silva
Palavras-chave: Teoria da contingência
Contabilidade gerencial
Periódicos científicos nacionais (Contabilidade)
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: O objetivo deste estudo é Investigar quais as características da pesquisa brasileira baseada em contingência aplicada à contabilidade gerencial. A pesquisa é de caráter descritivo e quantitativa foi realizado por meio de uma pesquisa documental. O cenário da pesquisa está voltado principalmente para os artigos publicados nos congressos de Controladoria e contabilidade da USP e no Anpcont, entre o ano de 2007 a 2017. A coleta dos dados se deu através de palavras-chave procuradas nos títulos ou nos resumo dos trabalhos publicados, as quais foram: Teoria da Contingência, contingências, contingencial, fatores contingenciais ou variáveis contingenciais. Com base nos resultados, pode-se aponta que a teoria da contingência aplicada na contabilidade gerencial vem evoluindo, sendo alvo cada vez mais de novas pesquisas. Contudo os resultados encontrados mostram que nova variável contingencia vem sendo estudada ao longo dos últimos anos, sendo elas incerteza ambiental, concorrência ambiental, dinamismo ambiental, entre outras, porem o principal foco de estudo dentro das novas pesquisas ainda são as variáveis tradicionais, sendo elas; ambiente, tecnologia, estrutura, tamanho, estratégia. Adicionalmente, constatou-se que na produção científica brasileira, as variáveis contingenciais contemporâneas são de natureza diferente daquelas sugeridas pela literatura internacional.
Descrição: COSTA, L. S. Características dos modelos de pesquisas baseados em contingências: uma análise da produção científica brasileira. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15606
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lais da Silva Costa .pdfPDF - Lais da Silva Costa16.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.