Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Maria Raquel Fabricio-
dc.date.accessioned2018-03-07T11:40:28Z-
dc.date.available2018-03-07T11:40:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15612-
dc.descriptionALVES, M. R. F. Uma reflexão sobre o ensino de história: os desafios no ensino-aprendizagem de história na sala de aula. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO debate sobre a qualidade educativa tem se intensificado no Brasil, sobretudo após a década de 1980. O objetivo deste artigo versa sobre uma reflexão sobre o ensino de história, em ênfase aos desafios no ensino-aprendizagem de história na sala de aula. Bem como apresenta em seu percurso os seguintes objetivos específicos: ressoar a luta por reformas educacionais que assegurem a premissa da qualidade; refletir e expressar em novos aportes teóricos e metodológicos no ensino de história atual; rever no campo das práticas pedagógicas como no da pesquisa os métodos tradicionais, principalmente no ensino de História, na transmissão do conteúdo baseando‐se numa ordem narrativo‐cronológica. Neste sentido foi utilizado um estudo bibliográfico e descritivo, tecendo um estudo qualitativo, pretendendo servir de incentivo e critica a prática na produção do conhecimento e de sua propagação a partir das contradições, de análises críticas que venham contrapor teses e teorias, proporcionando, assim, um maior campo de interação entre aluno‐professorconhecimento, para, desse modo, fazer com que o alunado aprenda o saber de forma bem elaborada. Com isso, as aulas de história começam a ser recepcionadas com prazer por parte dos alunos, chamando a atenção para a necessidade de diferenciar aspectos históricos daqueles utilizados apenas para conferir comicidade à obra. Para construção teórica e bibliográfica foram utilizados autores renomados que bem debatem a temática em questões, tais como: BORGES (1993); CHARTIER (1990); BEHAR (2004); CAIME (2006); CEREZER (2007); FREIRE (1997); GADOTTI (2005); KARNAL (2004); LIMA E FONSECA (2003); LE GOFF (1993); PAIXÃO (2012); PILETTI (1991); TORRES (1995). A partir desse trabalho conseguimos despertar o olhar analítico e crítico do aluno, que se mostrará cada vez mais presente no cotidiano escolar e social do mesmo. Sendo assim, o professor precisa usar da sensibilidade e criatividade para inovar nas aulas, servindo‐se inclusive do próprio corpo discente para contribuir, tanto com materiais, como fotos, documentos, músicas, revistas, jornais, dentre outros, quanto com a efetiva participação nas discussões feitas em sala.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAulas de históriapt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleUma reflexão sobre o ensino de história: os desafios no ensino-aprendizagem de história na sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Raquel Fabricio Alves.pdfPDF - Maria Raquel Fabricio Alves4.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.