Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Ivonaldo Matias de-
dc.date.accessioned2018-03-07T11:43:48Z-
dc.date.available2018-03-07T11:43:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 028-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15616-
dc.descriptionARAÚJO, I. M. de. Estratégias de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo discutir as estratégias de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental, especificamente em turma do 2º ano das séries iniciais, refletindo sobre a contribuição da leitura na formação do aluno dos anos iniciais escolares e sobre a importância da criação do hábito de leitura. Os estudos sobre o processo de leitura possibilitaram a expansão de sua concepção. Assim, ela não é mais concebida meramente como decodificação dos signos gráficos, sendo esta apenas uma de suas etapas, mas é vista como um processo interativo e dinâmico no qual o leitor interage com os textos, compreendendo e atribuindo-lhes significações, influenciadas pelo contexto sociocultural. O presente trabalho tem como marco teórico Solé (1998); Kleiman (1997 e 2000); Carleti ( 2007); Freire (2001); Bakhtin (1986); Silva (2002) entre outros. A realização da pesquisa se deu em uma escola do Município de Dona Inês/PB. Concluiu-se que um ensino de leitura que a trata de forma dialógica, interativa, que disponibiliza textos de gêneros variados e estimula questionamentos sobre eles, acionando os conhecimentos prévios dos alunos, tende a proporcionar melhores resultados na aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Fátima de Souza Aquinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleEstratégias de leitura nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivonaldo Matias de Araújo.pdfPDF - Ivonaldo Matias de Araújo3.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.