Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15626
Título: O cuidar e educar no espaço de educação infantil
Autor(es): Faustino, Severina Abdias de Lima
Palavras-chave: Práticas Educativas
Professor
Educação infantil
Data do documento: 2016
Resumo: A educação infantil vem se consolidando como uma importante área de discussões, fazendo frente inclusive, às demais áreas da educação no Brasil. Grande parte dos debates encontra-se em torno de temáticas que envolvem melhorias e entre estas temáticas optamos por discutir sobre “O cuidar e o educar na educação infantil. Nesse sentido, pretendemos realizar uma reflexão do processo histórico da creche no Brasil, no que toca a importância do cuidar e educar; as principais concepções e teorias que sustentam a prática do professor nesse processo; e as políticas de formação profissional do docente engajado neste campo de trabalho educacional. Entendemos que a abordagem qualitativa de pesquisa em educação nos ofereça um caminho seguro e suficiente para o alcance dos objetivos almejados. Fundamentamos a opção por este breve levantamento bibliográfico nos estudos de Lakatos e Marconi (1992) onde reforçam que “a pesquisa bibliográfica pode, portanto, ser considerada também como primeiro passo de toda pesquisa”. Já no que diz respeito à temática em foco utilizamos de embasamentos teóricos fundamentados em Pimenta e Lima (2006), BRASIL/RCNEI (1998), Kishimoto (2010), entre outros. Este estudo nos conduziu para uma melhor compreensão da importância do cuidar e do educar andarem juntos no trabalho com a educação infantil, e sua contribuição para o desenvolvimento da criança, bem como para o reconhecimento da complexidade em torno da temática.
Descrição: FAUSTINO, S. A. de L. O cuidar e educar no espaço de educação infantil. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15626
ISSN: CDD 372.24
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severina Abdias de Lima Faustino.pdfPDF - Severina Abdias de Lima Faustino4.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.