Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15643
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macena, Emanoel Bruno Henrique de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-07T17:08:10Z | - |
dc.date.available | 2018-03-07T17:08:10Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15643 | - |
dc.description | MACENA, E. B. H. de. Letramento na EJA: a ressignificação da leitura e da escrita. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar o letramento nessa modalidade de ensino, a fim de discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e a sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem. Tal análise parte do princípio de que o letramento é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, ou seja, propicia melhores condições e oportunidades de uma vida mais digna e próspera. Este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo feita com alunos da EJA de uma escola localizada na zona rural do município de Mulungu - PB. Ao longo do desenvolvimento do trabalho são feitas diversas abordagens sobre a importância da prática de letramento na educação de jovens e adultos, para o melhoramento do ensino e aprendizagem dos estudantes. A partir dos questionamentos realizados, os alunos demonstraram satisfação em estarem inseridos nesta modalidade de ensino. A base teórica está fundamentada, principalmente, em Kleiman (1995) Soares (2010), Freire (1996; 2005) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Ao fim da pesquisa concluímos que a educação de Jovens e Adultos precisa ser compreendida como algo que traz benefícios para a vida dos educandos e a sociedade em geral, pois quanto mais pessoas estiverem alfabetizadas, menores serão os casos de exclusão e desigualdade social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Fátima de Souza Aquino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.title | Letramento na EJA: a ressignificação da leitura e da escrita | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Emanoel Bruno Henrique Macena.pdf | PDF - Emanoel Bruno Henrique Macena | 3.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.