Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacena, Emanoel Bruno Henrique de-
dc.date.accessioned2018-03-07T17:08:10Z-
dc.date.available2018-03-07T17:08:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15643-
dc.descriptionMACENA, E. B. H. de. Letramento na EJA: a ressignificação da leitura e da escrita. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar o letramento nessa modalidade de ensino, a fim de discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e a sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem. Tal análise parte do princípio de que o letramento é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, ou seja, propicia melhores condições e oportunidades de uma vida mais digna e próspera. Este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo feita com alunos da EJA de uma escola localizada na zona rural do município de Mulungu - PB. Ao longo do desenvolvimento do trabalho são feitas diversas abordagens sobre a importância da prática de letramento na educação de jovens e adultos, para o melhoramento do ensino e aprendizagem dos estudantes. A partir dos questionamentos realizados, os alunos demonstraram satisfação em estarem inseridos nesta modalidade de ensino. A base teórica está fundamentada, principalmente, em Kleiman (1995) Soares (2010), Freire (1996; 2005) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Ao fim da pesquisa concluímos que a educação de Jovens e Adultos precisa ser compreendida como algo que traz benefícios para a vida dos educandos e a sociedade em geral, pois quanto mais pessoas estiverem alfabetizadas, menores serão os casos de exclusão e desigualdade social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Fátima de Souza Aquinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.titleLetramento na EJA: a ressignificação da leitura e da escritapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanoel Bruno Henrique Macena.pdfPDF - Emanoel Bruno Henrique Macena3.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.