Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15647
Título: Objetos de aprendizagem como laboratório virtual de física – contribuições para o ensino da física na EJA
Autor(es): Veigas, Izaura Luiz
Palavras-chave: Educação
Aprendizagem
Física
Data do documento: 1-Mar-2018
Resumo: Vários estudos têm evidenciado o alto índice de reprovação escolar, de forma bem específica na área de Ciências Exatas. Esse problema, em sua maioria, está sendo atribuído ao fazer docente, na medida em que a prática pedagógica de inúmeros professores ainda se baseia no racionalismo técnico, distanciando-se, com isso, das experiências cotidianas dos alunos. Diante disso, buscamos, neste estudo, discutirmos a utilização de Objetos de Aprendizagem (OA’s) como recursos virtuais cruciais no processo de ensino e aprendizagem da Física no 2º Segmento da EJA. Nesse sentido, relacionamos os conteúdos da Física que fazem parte do currículo do Ensino Médio - 2º Segmento da EJA – com elementos que remetem aos fenômenos encontrados no dia a dia do discente, associando teoria e prática. Os OA’s constituem-se de um conjunto de ferramentas que vão desde animações que representam diversos fenômenos físicos a mapas conceituais, bem como desafios que dão suporte a compreensão dos temas estudados. Esses objetos, disponibilizados no NOA-UFPB (Núcleo de Construção de Objetos de Aprendizagem da Universidade Federal da Paraíba), foram desenvolvidos por uma equipe de especialistas nas áreas de ensino aprendizagem da Física, assim como profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação), sendo a referida equipe composta por profissionais graduados, mestres e doutores. Os OA’s podem ser consultados a qualquer momento através de conexão com a internet, de maneira fácil e autoexplicativa
Descrição: VIEGAS, Izaura Luiz. Objetos de aprendizagem como laboratório virtual de física – Contribuições para o ensino da física na EJA. 2017. 28 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15647
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izaura Luiz Viegas.pdfPDF - Izaura Luiz Viegas4.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.