Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15664
Título: Literatura de cordel
Autor(es): Andrade, Adélia Amorim de
Palavras-chave: Leitura
Literatura de cordel
Formação de leitores
Data do documento: 18-Nov-2017
Resumo: Reconhecer a importância da literatura e incentivar a formação de hábitos de leitura é o que este artigo vem propor. Neste sentido, a literatura é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente artigo que se caracteriza como um estudo teórico, tendo como referencial metodológico a pesquisa bibliográfica se inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler. Os resultados mostraram que a literatura infantil é pouco utilizada nas ações pedagógicas dos professores da educação infantil, e isto faz com que as crianças cheguem ao 1º ano com muitas dificuldades de compreensão e de domínio das habilidades de leitura e escrita; entretanto, foi possível perceber que a literatura infantil permite que o pequeno leitor participe de experiências de vida através da representação do mundo, fazendo assim uma relação entre o real e o imaginário. Desta forma, a literatura infantil aguça na criança a criação, a fruição e a imaginação, sendo ideal para formação de uma nova mentalidade e para constituição de um leitor fluente crítico e reflexivo contribuindo de forma única na aquisição da leitura e da escrita. Nesse sentido, urge a efetivação de práticas de leitura e da inserção de livros de literatura infantil na educação infantil e nos anos iniciais, pois a literatura infantil na sua dimensão social, provoca e enriquece o conhecimento do leitor.
Descrição: ANDRADE, Adélia Amorim de. Literatura de cordel: incentivo para a formação de leitores. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15664
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ADÉLIA AMORIM DE ANDRADE.pdfPDF - Adélia Amorim de Andrade673.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.