Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15679
Título: Metaplasmos: do latim aos dias atuais
Autor(es): Mota, Shenia Kércia Vieira
Palavras-chave: Metaplasmos
Mídias digitais
Ensino
Língua portuguesa
Data do documento: 2017
Resumo: O presente artigo é construído a partir da análise das variações lingüísticas usuais da atualidade que podem ser compreendidas por meio da perspectiva dos metaplamos. O interesse por esse tema surgiu durante a disciplina de Filologia românica a qual, entre outros temas, tratou da questão dos metaplasmos. O que nos chamou a atenção é que, esse fenômeno estudado no contexto da evolução do latim para o português arcaico é muito atual. É um processo de evolução da língua muito produtivo. Está presente em diferentes gêneros textuais, dentre eles os gêneros que circulam nas mídias digitais. Nosso objetivo é refletir sobre a evolução da língua, em especial os metaplasmos e como eles podem ser abordados nas aulas de Língua Portuguesa. Desenvolveremos nossa pesquisa utilizando como corpus metaplasmos encontrados em conversas via facebook e whatsapp. A fundamentação teórica do trabalho será norteada pelos estudos de autores como Coutinho (1976), no que se refere às transformações ocorridas no português arcaico passíveis de serem compreendidas como metaplasmos; Levy (2004), no tocante a sua reflexão sobre a influência das mídias digitais no desenvolvimento da sociedade; Bagno (1999), quanto ao contexto social e escolar como espaços de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e de evolução linguística.
Descrição: MOTA, S. K. V. Metaplasmos: do latim aos dias atuais. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15679
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Shenia Kércia Vieira Mota.pdfPDF - Shenia Kércia Vieira Mota3.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.