Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Natálha da Silva-
dc.date.accessioned2018-03-13T13:51:51Z-
dc.date.available2018-03-13T13:51:51Z-
dc.date.issued2018-03-13-
dc.identifier.issnCDD 371.733-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15689-
dc.descriptionALMEIDA, N. S. A formação do professor de língua portuguesa: reflexões sobre a prática no estágio supervisionado. 2017. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.pt_BR
dc.description.abstractConstitui nosso interesse básico neste trabalho de conclusão de curso analisar e propiciar a reflexão acerca de relevantes questionamentos sobre o processo de formação do professor de Língua Portuguesa, levando a cabo da discussão aspectos de ordem programática e constituinte dos cursos de licenciatura, em especial o estágio supervisionado, como também problemas específicos da prática docente no ensino de língua materna na educação básica. Para tal finalidade, fizemos uso de uma metodologia qualitativa e partimos de uma perspectiva teórica atual das ciências humanas no que norteia à problemática da pesquisa, por meio das contribuições de Libâneo (1994), Freire (1996), Travaglia (2009), Antunes (2003), Perrenoud (2001), Morales (1999), entre outros, como também de documentos oficiais que regem o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNs (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM (2006). Com a junção entre a metodologia e o aporte teórico utilizado e a sua aplicabilidade ao trabalho de campo de intervenção no decorrer da pesquisa, trazidos em forma de relato e experiência, chegamos ao entendimento de que existe uma grande lacuna com um forte distanciamento dos parâmetros presentes na formação do professor de Língua Portuguesa e a efetiva prática docente, evidenciados na vivencia do período de estágio supervisionado da educação básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marta Lúcia Nunespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleA formação do professor de língua portuguesa: reflexões sobre a prática no estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natálha da Silva Almeida.pdf27.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.