Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15691
Título: Entre o prazer pela leitura e o sadismo das personagens de Clarice Lispector: leitura de "Felicidade Clandestina"
Autor(es): Freitas, Kalina da Silva de
Palavras-chave: Estudo
Crítica Literária
Felicidade Clandestina
Data do documento: 13-Mar-2018
Resumo: Este artigo objetiva analisar o conto “Felicidade Clandestina”, centrando a atenção no comportamento de seus personagens principais; elemento da narrativa que em Clarice Lispector costuma-se concentrar as ações do conto. Especificamente, buscamos entender por que a felicidade seria sempre “clandestina” para a “menina” que protagoniza a história. Nesse sentido, o estudo pretende explicitar as possíveis ambiguidades que podem ser apreendidas nas entrelinhas do título do conto. Trata-se, desse modo, de um estudo de crítica literária que se fundamenta nas bases teóricas da pesquisa de caráter bibliográfico, uma vez que se recorreu a estudos como os de Brait (2006) e Candido (2011) no que se refere à definição de personagem e alguns de seus tipos, bem como à pesquisa desenvolvida por Olga de Sá (1979) para conhecimento mais detido acerca da obra de Clarice Lispector. Esse estudo é considerado um dos mais profícuos em torno da obra da autora. Outras obras aparecem referencializadas ao longo do trabalho, compondo a fundamentação teórica e dando sustentação à análise do conto.
Descrição: FREITAS, K. S. de. Entre o prazer pela leitura e o sadismo das personagens de Clarice Lispector: leitura de "Felicidade Clandestina". 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15691
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kalina da Silva de Freitas.pdf3.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.