Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15699
Título: Aplicação do método “What If...”, como técnica de identificação de perigos e operabilidade em uma lavanderia de Campina Grande - PB
Autor(es): Lima, Leonardo de Farias
Palavras-chave: Análise de riscos
Normas regulamentadoras
Saúde do trabalho
Segurança do trabalho
Data do documento: 4-Dez-2017
Resumo: Com o crescimento e expansão dos setores de serviço, atesta-se que o ramo de lavanderias, atividade em expansão nos segmentos doméstico e industrial, pé encarado como vilão em termos de sustentabilidade ambiental pelo alto consumo de energia elétrica, água e, sobretudo, pelo descarte indevido dos resíduos químicos usados no processo de lavagem. Com base nestas questões, buscamos, no presente trabalho, investigar os riscos que podem haver na realização das atividades executadas na Lavanderia Lavarte, uma empresa do segmento doméstico, situada em Campina Grande – PB. Os resultados obtidos com a coleta de dados, foram submetidos a análises segundo os critérios das Normas Regulamentadoras (NR’s) referentes a segurança e saúde do trabalho. E, aliado a isto, foram utilizadas duas metodologias: “e se” e lista de verificação as quais serviram para identificação dos riscos. Diante de sua constatação, pode-se quantificá-los e classificá-los em estados. E, após a obtenção dos dados referente aos riscos, os mesmos foram submetidos as adequações segundo as NR’s para que, assim, se pudesse sugerir melhorias nos processos executados dentro das atividades desenvolvidas na empresa, para que ela torne-se mais segura e que se perfaça as metas da sustentabilidade ambiental, bem como execute a melhoria dos serviços prestados à clientela.
Descrição: LIMA, L. de F. Aplicação do método “What If...”, como técnica de identificação de perigos e operabilidade em uma lavanderia de Campina Grande - PB. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15699
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo de Farias Lima.pdfPDF - Leonardo de Farias Lima15.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.