Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15707
Título: Relato de experiência como participante do Projeto “O jogo de xadrez e a ocupação do tempo livre”
Autor(es): Amorim, Antonio Carlos Gertrudes
Palavras-chave: Medidas socioeducativas
Xadrez
Ressocialização
Prática pedagógica
Data do documento: 19-Dez-2017
Resumo: A sociedade passa por uma grave crise de segurança, e boa parte dos atos de violência que ocorrem no Brasil conta com a participação de jovens e adolescentes. Preocupada com as causas e soluções desse problema a sociedade organizada tem feito grande esforço nesse sentido. Uma maneira que se encontrou foi a instituição de uma lei específica para atender as necessidades dos jovens. Essa lei chamada de Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), passa a tratar o jovem com pessoa em formação e prevê, as maneiras de reintegra-lo a sociedade caso esse cometa algum ato infracional. Uma das medidas socioeducativas preconizadas pelo ECA é a privação de liberdade somada a práticas pedagógicas que visem fornecer atividades que o permitam desenvolver condições psicológicas e sociais que possibilitem sua ressocialização. Uma prática pedagógica se mostra viável para essa finalidade é jogo de xadrez. Por se tratar de um jogo de estratégia, o xadrez demanda um alto nível de concentração e raciocínio lógico, além de estimular a capacidade de tomada de decisão e respeito a regras. Nesse sentido, a Universidade Estadual da Paraíba, através da pró-reitoria de extensão, e sob a coordenação do Professor Doutor Roberto Coty Wanderley, levou o projeto “O xadrez e a ocupação do tempo livre” aos internos do Lar do Garoto Pe. Otávio Santos com o objetivo de, através de aulas de xadrez, desenvolver a capacidade criativa estimulando o raciocínio logico, e dessa forma contribuir para sua ressocialização. Da minha participação nesse projeto nasceu o presente relato de experiência.
Descrição: AMORIM, A. C. G. Relato de experiência como participante do Projeto “O jogo de xadrez e a ocupação do tempo livre”. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15707
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Carlos Gertrudes Amorim.pdfPDF - Antônio Carlos Gertrudes Amorim4.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.