Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15727
Título: Diagnóstico de impactos ambientais e avaliação preliminar de perigo do Açude Bodocongó em Campina Grande – PB
Autor(es): Alves, Larissa Manuelle Pereira
Palavras-chave: Degradação ambiental
Impactos ambientais
Revitalização
Data do documento: 27-Dez-2017
Resumo: Os processos de degradação ambiental em corpos aquáticos urbanos exigem que novas estratégias de manejo e recuperação ambiental sejam implantadas. Diante desse cenário temos o açude do Bodocongó, localizado na cidade de Campina Grande (PB) e que vem sofrendo com continuo processo de urbanização. Quais são os fatores de degradação apresentados pelo açude e quais as principais medidas a serem tomadas para gerar a revitalização desse corpo foram os questionamentos que motivaram a realização deste estudo. A metodologia utilizada foi a aplicação de um método de Análise de Risco, a Avaliação Preliminar de Perigo (APP). O estudo foi feito através de uma abordagem qualitativa na qual foram realizadas visitas, levantamento fotográfico, e pesquisa bibliográfica. Dessa forma pode-se verificar os seguintes fatores de degradação ambiental na área: ocupação indevida das áreas no entorno do açude, lançamento de efluentes e resíduos sólidos, macrófitas aquáticas, áreas de pastagem, diminuição da biodiversidade, contaminação de usuários pelo contato direto ou indireto. Ao final deste estudo conclui-se que as ações antrópicas e, especialmente o lançamento de efluentes, tem agravado o processo de degradação do açude. A área estudada necessita de cuidados imediatos, com estratégias de ações eficazes, principalmente por parte do poder público, junto à população residente, pois o processo de degradação é intenso, e gera impactos em âmbito social e ambiental. Esse conjunto de fatores afirma a necessidade e importância da revitalização desse corpo aquático urbano.
Descrição: ALVES, L. M. P. Diagnóstico de impactos ambientais e avaliação preliminar de perigo do Açude Bodocongó em Campina Grande – PB. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15727
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Manuelle Pereira Alves.pdfPDF - Larissa Manuelle Pereira Alves10.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.