Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15733
Título: Entrelaçando o uso das grandezas e medidas na feira e na escola
Autor(es): Gonçalves, Diogo Gomes
Palavras-chave: Educação matemática
Matemática escolar
Grandezas físicas
Grandezas geométricas
Data do documento: 28-Nov-2017
Resumo: Este trabalho teve por objetivo principal diagnosticar as conexões estabelecidas pelo feirante aluno, entre a matemática da feira e a da escola com o tema Grandezas e Medidas. De abordagem qualitativa e caráter interpretativo, o sujeito pesquisado é aluno do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Soledade, Paraíba. Na pesquisa em questão foram realizados encontros em sala de aula. Para a realização da pesquisa, nos apoiamos nas ideias de Câmara dos Santos (1999), Lima e Bellemain (2002 e 2008) e Oliveira (2002), sobre as grandezas físicas e geométricas, entre outros. Pretendeu-se, a partir destes, responder como que o aluno, que também é feirante, faz a conexão entre a matemática da feira e a matemática escolar. Os resultados obtidos demonstram que o aluno conduz a medição orientada pelo saber formal, o que denominamos de tradicional, portanto que os saberes cotidianos da feira com as grandezas contadas e medidas ele resolve de forma objetiva, e apresenta dificuldade com os saberes científicos com o mesmo tema quando formalizados pela escola.
Descrição: GONÇALVES, D. G. Entrelaçando o uso das grandezas e medidas na feira e na escola. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15733
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diogo Gomes Gonçalves.pdfPDF - Diogo Gomes Gonçalves9.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.