Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15753
Título: Sob o peso do gênero: análise da (in)visibilidade das mulheres da Física no livro didático do ensino médio
Autor(es): Almeida, Aline Alves
Palavras-chave: Gênero
Ciência
Ensino de Física
Livro Didático
Data do documento: 4-Dez-2017
Resumo: É inegável, mesmo nos dias de hoje, que quando se trata das mulheres na produção de saberes há uma diminuição da relevância de suas contribuições, especialmente no que se refere ao campo científico no qual é detectado um largo protagonismo masculino. Devido à ausência de discussões nas aulas do ensino básico sobre o impacto das mulheres na produção científica, o presente trabalho tem como objetivo analisar a presença ou ausência das mulheres cientistas nos livros didáticos de Física do Ensino Médio e como objetivos específicos investigar a participação feminina por meio de iconografias, menções e citações de mulheres cientistas nos livros didáticos de Física do Ensino Médio; Identificar quantitativamente e qualitativamente a presença ou ausência das mulheres da Física nos livros didáticos e compreender como a presença ou ausência das mulheres no livro didático afeta o processo pedagógico de reconhecimento da participação feminina nas ciências e as formas que tais assuntos se apresentam no cotidiano escolar, questões essas que tratam não apenas de gênero, mas também de aspectos socioculturais importantes para o desenvolvimento da atual sociedade, de forma a oferecer visibilidade às tantas mulheres que travaram lutas, venceram estereótipos, mas tiveram suas marcas apagadas pelo martelo patriarcal, desta forma romper com a invisibilidade das mulheres que contribuíram para a ciência. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e analisou os livros didáticos de Física utilizados em duas escolas de Ensino Médio da cidade de Patos – PB. Esse estudo evidenciou o silenciamento/omissão da contribuição feminina nas ciências, na escola e no livro didático de Física
Descrição: ALMEIDA, A. A. Sob o peso do gênero: análise da (in)visibilidade das mulheres da Física no livro didático do ensino médio. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15753
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Alves Almeida.pdf8.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.