Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15756
Título: Obtenção de biodiesel: uma prática experimental de reação de transesterificação
Autor(es): Lopes, Fagner Miguel
Palavras-chave: Química
Ensino de Química
Biodiesel
Data do documento: 21-Nov-2011
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste na aplicação de atividades práticas como forma de proporcionar uma melhor aprendizagem em Química, aos alunos do ensino médio. Escolheu- se esse tema obtenção de biodiesel porque a partir de experiências no convívio com alunos, puderam-se perceber dificuldades em compreender e aplicar conteúdos de Química como reação de transesterificação, conteúdo ministrado no ensino médio. Constatou-se que esses problemas podem ser superados por meio da introdução de atividades experimentais, demonstrando as aplicações e a importâncias de tais conteúdos no cotidiano. Até o momento pode-se concluir que independentemente das perspectivas construtivas do processo de aprendizagem, tem sido proposto que as atividades de ensino empregadas nas aulas de química sejam planejadas de modo a aproveitar, complementar, desenvolver e transformar as ideias, teorias e conhecimentos que os alunos trazem consigo.
Descrição: LOPES, F. M. Obtenção de biodiesel: uma prática experimental de reação de transesterificação. 2011. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15756
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fagner Miguel Lopes.pdf6.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.