Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDiniz, Damiana Karla Torres-
dc.date.accessioned2018-03-14T15:34:56Z-
dc.date.available2018-03-14T15:34:56Z-
dc.date.issued2011-11-14-
dc.identifier.other21. ed. CDD 327.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15760-
dc.descriptionDINIZ, D. K. T. O uso da história da Matemática na construção dos conceitos aritméticos. 2011. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo de como abordar a História da Matemática nas séries iniciais. Para tal intento, optou-se pelo campo da aritmética, uma vez que inúmeros alunos apresentam dificuldades associadas a conceitos aritméticos. Diante das mudanças que vem ocorrendo na educação, fica cada vez mais difícil despertar nos alunos o interesse por aulas cuja metodologia baseia-se apenas na reprodução de conceitos que lhe são apresentados em sala de aula. Portanto, verifica-se que a História da Matemática busca a contextualização desses conteúdos. Procurou-se identificar as concepções dos alunos acerca da matemática e, em relações aos professores, analisar as indagações e dificuldades na realização dessa metodologia em sala de aula. A mesma foi desenvolvida no período de agosto a setembro de 2011, a partir de uma abordagem quanti- qualitativa. Através dos resultados, observou-se que a história da matemática vai além de um procedimento motivador, pois permite reflexões que auxiliam tanto na formação do professor quanto na dos alunos, e ainda podem contribuir para a re- elaboração de conceitos matemáticos. Entretanto, verifica-se também que a mesma tem se desenvolvido de maneira fragmentada e isolada, de modo que muitos professores ainda têm a mentalidade de que a História da Matemática não contribui no processo de ensino da matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.titleO uso da história da Matemática na construção dos conceitos aritméticospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damiana Karla Torres Diniz.pdf13.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.