Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15785
Título: O uso de jogos na percepção dos professores de Matemática da Cidade de São José de Espinharas na Paraíba
Autor(es): Medeiros, Ana Paula Cavalcante de
Palavras-chave: Jogos Matemáticos
Aprendizagem Matemática
Ensino de Matemática
Data do documento: 3-Ago-2017
Resumo: Este trabalho discute o uso de jogos nas aulas de matemática e mostra sua importância nos processos de ensino e aprendizagem desse recurso na disciplina. Nesse sentido, esta produção científica, tem por objetivo investigar a percepção que os professores de Matemática da Cidade de São José de Espinharas-PB têm sobre o uso de jogos matemáticos. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo descritiva, na qual foi aplicado um questionário estruturado, contendo 12 (doze) perguntas abertas e fechadas, a 4 (quatro) professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, totalizando o número de professores de matemática atuantes na cidade. O estudo busca respaldo teórico a partir de autores como D’Ambrosio (1989), Mattos (2009), Chiummo e Oliveira (2016), Brasil (1997), Moura (2011), Grillo (2012), Barros (2012) e Grando (2000), Santos (2014) e Smole et. al (2008). Apesar das escolas não oferecerem estruturas adequadas, com laboratórios de ensino de Matemática ou formação contínua sobre o assunto, os depoimentos relevam que os sujeitos da pesquisa percebem o uso de jogos como importante recurso nas aulas de matemática, aprovando-os com meio que contribui, tanto para o professor, ao ensinar, quanto para o aluno, ao aprender, ambos atuantes ativos nesses processos.
Descrição: MEDEIROS, A. A. C. O uso de jogos na percepção dos professores de matemática da cidade de São José de Piranhas na Paraíba. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15785
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Cavalcante de Medeiros.pdf5.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.